Francisca 6


Ele olhou-me sem compreender, e eu sentindo-me estúpida, fiz um sorriso amarelo e disfarcei. Devo estar a ficar maluca!
- Devo estar a ficar maluca. – Repeti em voz alta.
E ele sorriu-me. Ai! Que sorriso aquele. Embala-nos como se fosse um abraço bem apertadinho. E seu eu preciso de um…
Olhei para o relógio. Eram 11.00 H. Assustei-me com as horas e levantei-me de imediato.
- Desculpe. Desculpa. Tenho mesmo de ir. O meu mais novo não tarda está em casa e eu não preparei nada para o almoço…
Sem pensar, aproximei-me dele, que, entretanto, também se levantara e dei-lhe um beijo no rosto.
Puxa! Fiquei com os lábios a latejarem!!! Como ele cheira bem…
(- Francisca Maria! Mas tu queres parar com isso?! O homem é padre, pelo amor de Deus!!!)
Ele não disse nada e sorriu-me mais uma vez. Aqueles olhos a entrarem dentro dos meus. Porque é que o meu marido nunca me olha assim?
Saí.
Corri para o carro como se estivesse a ser perseguida por um leão. Não sei onde fui buscar folego para tanto.
6 de Junho
Hoje liguei para o Gabriel, sim já tenho o nº de telemóvel dele, mas ele não me atendeu. Liguei várias vezes e deixei mensagem, e ele não retribuiu nenhuma. Passar-se-á alguma coisa?
16 de Junho
Eu sabia! Eu sabia! A calmaria não pode durar muito. Hoje vim aqui às compras e deixei-os aos quatro sozinhos em casa. Nem uma manhã se passou, e já estou a receber telefonemas.
O caldo já está entornado.
Nem quero saber o que se passou ao certo. Cada um conta a sua versão e todos parecem ter razão…Ou não tem razão nenhuma. Tudo se resolveria se fossem mais compreensivos uns com os outros.
O meu marido tem razão, eles tem de ajudar nas tarefas, mas se em vez de mandar, ele pedir, eles fazem-no e não há chatices. E ele, o meu marido, tem de colaborar também…
Mas porque é que não se entendem entre eles?! Porque é que eu tenho de ser sempre chamada ao barulho?
Liguei ao Gabriel. Não sabia bem o que lhe dizer, só queria ouvir a sua voz, queria receber um pouco daquela boa energia, mas ele voltou a não me atender. Será que está chateado comigo? Não lhe devia ter dado aquele beijo. Mas foi inocente…Eu dou beijos no rosto aos meus amigos…
18 de Junho
Hoje vou à missa. Está a intrigar-me esta história de ele não me atender o telefone. Nem parece dele…
Nem imaginas o que aconteceu. Quem deu a missa hoje foi outro padre. Imaginas o meu espanto, não imaginas?
Fui falar com a dona Manuela no final da missa. Aparentemente todos já sabiam menos eu…e isto porque não tenho ido à missa…
- Toma lá que é para aprenderes…
Despedi-me o melhor e mais depressa que pude e vim para casa a remoer no assunto.
Foi chamado para uma missão? E não disse nada? Nem se despediu? Estou a achar isto muito estranho. Vou ligar-lhe novamente. Espero que desta vez me responda…
22 de Junho
Nada! Não me disse nada. Isto não é dele, e por muito que esteja nalgum sítio longínquo, (ela não me disse onde), há-de com certeza, de vez em quando, consultar as mensagens.
25 de Junho
O meu mais velho hoje saiu de casa. Mais uma discussão com o pai, por causa da escola e bateu com a porta. O pai disse-lhe que enquanto não lhe pedisse desculpas não voltaria a ter lugar nesta casa.
Custou-me horrores. Sei que ele foi para casa dos meus pais e que estará em segurança, mas mesmo assim.
Não consigo olhar para o meu marido. Como o odeio!!!
30 de Junho
Há coisas que realmente dão que pensar. Antes detestava que ele fosse em viagem. Sentia saudades e achava que os miúdos estavam a crescer sem o pai, o que não era bom para ninguém. Mas agora…Anseio para que ele saia. Quando é que parte?
Tenho visto o meu filhote. Parece estar bem. Mas sinto tanto a falta dele cá em casa…E os outros dois…Também andam perdidos. Sentem a falta do irmão.
Escusado será dizer que o ambiente aqui em casa é de cortar à faca!!!
15 de Julho
Ele vai um mês para a Finlândia…Yeah!!!
Estou a ser má. Ele anda triste. Tem saudades do filho, e tem feito um esforço para ser mais compreensivo com estes. Mas estes dois não lhe dão hipóteses…
Tenho saudades dos Gabriel…Ele haveria de me ajudar a ultrapassar isto.  Não gosto do novo padre. É velho e presunçoso.
Ele e a dona Manuela entendem-se às mil maravilhas…Se calhar foram eles que trataram da requisição (é assim que se diz?) do Gabriel lá para a missão…
Não, estou a ser má. Tenho tantas saudades dele…
Ontem, quando fui perguntar para que missão ele tinha ido, e se havia alguma forma de o contactar, a velha olhou-me de alto a baixo e respondeu-me que ele tinha ido para onde Deus o chamara e que a sua atenção era agora para com os novos paroquianos, e não deveria ser distraído com problemas destes. Para isso estava cá o Pde António.
- Velha de um raio!










Comentários

Mensagens populares